Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ubuntu Mate 15.10 Screenshots

O Ubuntu Mate eh minha segunda distro mais apreciada, por sua leveza, beleza e ainda mais por ser Ubuntu claro.

Desde o lançamento de suas versões de teste venho acompanhando este trabalho e tenho gostado bastante do que tenho visto. Para quem já conhece o Ubuntu mate, vai continuar se sentindo em casa, pois não houve tantas alterações no visual, apenas foi melhorado um pouco mais. Vou deixar os detalhes técnicos de lado até porque aqui a gente só fala do que é legal aos olhos e não ao cérebro. Se quiser acelerar a cuca um pouco mais recomento conferir o Blog SemLinux, que lá é onde eu falo de nerd para nerds.

Vamos deixar de enrolação e verificar como ficou o sistema.

Primeiro você precisa conferir como ficou a versão original.
Agora  a tela inicial já com plano de fundo alterado

Essa tela eh onde você pode começar a brincar com as novidades, vai te mostrar alguns aplicativos padrões que você pode instalar etc. Vale o pena o passeio.

Agora vamos verificar como fica a área de trabalho sem nada

Eu sei, eu sei, mas que papel de parede eh esse cara?!!!! pois eh ele é todo fru fru eu sei, mas era o primeiro wallpaper mais "animadinho" que achei no "estoque". E sim, era pra ter esse ar descontraído mesmo, deixa o papo chato pro blog SemLinux que lá o clima é mais sério.

Agora o que acho uma das coisas mais importantes no visual de um sistema Operacional, a porta de entrada para um futuro usuário feliz, ou um usuário frustrado: O gerenciador de arquivos.

Sabemos que o Ubuntu mate traz por padrão o... peraí que esqueci o nome do programa... ah é o Caja, olha que simples e bonito que ele está!

Legal né?! Mexendo um pouquinho ele pode ficar assim também


Se não curte esses ícones você também pode trocá-los por outros.

Com o Compiz habilitado, você terá alguns efeitos de janela bacana bem com uma prévia da janela ao passar o mouse sobre ela na barra de tarefas


Se brincar um pouco com o Tweak depois de alterar algumas cores e ícones, chegamos a isto:

Agora vamos dar uma customizada no ícone do menu

Clique aqui para obter a imagem usada no menu

Para que o menu fique dessa cor, basta ativar o menu avançado do Ubuntu Mate, depois clique com botão direto sobre o mesmo e clique em preferências ou procure no menu pelo termo "preferências de menu", então basta escolher a cor do fundo e texto.

Esta cor da imagem é a cor do Tema Arc. Basta clicar no conta-gotas na hora de escolher a cor e apontar para qualquer área do tema que tenha a cor que deseja.

Uma outra dica é para clicar no painel inferior onde se encontra o menu e clicar em preferências e aumentar a altura da "barra de tarefas" (painel), assim os ícones ficam maiores e com mais destaque.



Bom, eu curto muito o app Kontact, acho fantástico, então vamos dar uma olhada se ele se integra bem aqui no Mate, pois sabemos que no KDE5 ele fica lindo, mas como podem ver, ele não teve tanta atenção para o Mate. Se nota logo de cara que as dicas de entrada não aparecem. O plano de fundo bem como o acabamento deixa bastante a desejar (ou não, se você não conhece ele no kde5). Como eu acho o acabamento do KDE4 não muito bonito pra não dizer logo que é feito*
O Kontact é muito bem acabado no KDE5, mas se você veio do KDE4 pode até se familiarizar com esta aparência.
Mas Lembre-se que ele é muito funcional e é uma ótima ferramenta.
Falaremos dele detalhadamente depois.



O app ainda faz tudo o que promete, então pode usá-lo a vontade se quiser.

E por último e não menos importante, é que ao iniciar, a Distro começa com +- 300MB de memória RAM, isso que dizer que ele é bem leve.

Mas e aí? que tema eh esse que estou usando? Você reparou no tema certo? Hahaha embora eu goste bastante do tema original do Mate, eu também curti esse tema chamado Arc, se quiser saber mais, confira aqui mas falemos mais sobre ele depois.

[#A-DICA]

Muitos usuários ficam frustrados por esse ou aquele detalhe, e a principal frustração que alguém pode ter com um SO é com o seu desempenho.

Embora o Ubuntu Mate seja bem leve, não significa que ele vai ficar assim até você desligar a máquina.

Conforme você for abrindo mais programas, menos memória vai sobrando. Isso significa que cada programa usa um pouco de memória RAM para funcionar. Logo, se você abrir muitos programas o computador ficará lento ou até mesmo irá travar. Mas isso pode ocorrer com qualquer pc, basta exagerar na quantidade de programas abertos.

Portanto, não exagere na quantidade de abas no seu navegador de internet, feche todas que não tiver usando. Se alguma for muito importante para você querer abrí-la mais tarde, salve nos favoritos ou em qualquer lugar que possa se lembrar depois. Essa dica vale para qualquer pc !

Verifique se precisa trabalhar com o sistema de emails conectado o tempo todo. Como foi mencionado nas imagens acima, o Kontact é um ótimo programa, assim como outros gerenciadores de email ou RSS, mas eles também são responsáveis por usar bastante memória RAM, então se não tiver usando, Encerre o programa.

E aí curtiu a matéria? compartilhe com seus amigos, para eles ficarem sabendo também dessa incrível e tão importante Distribuição Linux para o Ubuntu.

Assim que mais testes forem feitos essa matéria pode sofrer alterações, portanto fique ligado!

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário